segunda-feira, 21 de abril de 2008

Colesterol alto aos 40 aumenta risco de desenvolver mal de Alzheimer

Além de problemas cardiovasculares, ter colesterol alto por volta dos 40 anos de idade pode também aumentar o risco de desenvolver o mal de Alzheimer, informaram médicos finlandeses e americanos durante a Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, recém-encerrada nos EUA.

A equipe estudou quase 9.752 homens e mulheres entre 1994 e 2007, que tinham passado por exames médicos entre 1964 e 1973. Desse total, 504 apresentaram a doença e 162 tiveram sintomas de demência vascular. Ao analisar os dados, o grupo descobriu que o colesterol sozinho, sem contar outros fatores como pressão alta, obesidade, diabetes e fumo, aumentou o risco de desenvolvimento da doença.

Segundo a pesquisa, as pessoas com taxas de colesterol entre 249 e 500 miligramas tinham 1,5 vezes mais chances de desenvolver Alzheimer do que as que mantiveram os níveis abaixo dos 198 miligramas.

“Nossos resultados indicam que os médicos devem combater o colesterol já por volta dos 40 anos do paciente, para diminuir os riscos de Alzheimer e demência”, afirmou a autora do estudo, Alina Solomon, da Universidade de Kuopio, na Finlândia.

Quanto ao aumento exato no risco de demência, a médica afirmou que é difícil precisar, pois há muitas variedades da doença -– o que implica em muitos fatores de risco diferentes.

Fonte: G1.

Nenhum comentário: