quarta-feira, 23 de abril de 2008

Célula-tronco gera tecido que bate como um coração

Uma boa notícia para quem aguarda a revolução das células-tronco na medicina: cientistas canadenses conseguiram criar uma espécie de “célula cardíaca faz tudo” a partir de células-tronco embrionárias. A nova estrutura é capaz de se transformar em qualquer uma das células que compõem um coração funcional e até bate como um.

A experiência até agora só foi feita em camundongos e é muito cedo para afirmar se a técnica será capaz de tratar seres humanos. Mas um passo importante foi dado: a célula obtida em laboratório conseguiu recuperar danos no coração das cobaias.

As células-tronco embrionárias guardam promessas por teoricamente serem capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo humano. Obter um coração, no entanto, era algo considerado difícil, porque ele é feito de três tecidos diferentes: músculos que bombeiam o sangue, que formam os vasos e células que cobrem os vasos coronarianos.

Para conseguir o feito, a equipe de Gordon Keller, do Centro McEwen de Medicina Regenerativa de Toronto, alterou a “receita” usada para fazer um dos tecidos, acrescentando algumas proteínas. A pequena mudança acabou gerando os três tipos. As células batem como pequenos corações nas placas de Petri do laboratório de Keller. “É fascinante”, diz ele.

O próximo passo da pesquisa será tentar fazer a mesma coisa com as chamadas células “induzidas” -– células da pele que são reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias.

Fonte: G1.

Nenhum comentário: