MONTEVIDÉU - Representantes de sete igrejas apoiaram a decisão do presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, de vetar uma possível legalização do aborto e pediram penas mais duras para as pessoas que colaborarem com o fim da gravidez, e menores para as mulheres que abortam.
Autoridades das igrejas Católica, Anglicana, Apostólica Armênia, Batista, Grega Ortodoxa, Menonita e Pentecostal Nascente posicionaram-se assim diante do projeto de lei "Saúde Sexual e Reprodutiva", atualmente em votação no Legislativo.
Uma punição "especialmente agravada" aos que colaboram direta ou indiretamente com práticas abortivas ou com a venda de remédios que levem a esse fim, assim como a redução "ao mínimo" do castigo às mulheres são algumas das idéias expostas a Vázquez em uma carta.
A mulher que passa pelo choque de interromper uma gravidez "carece da condição fundamental do livre arbítrio", pois, "fica submetida a fortes pressões psicológicas, econômicas, sociais, familiares e culturais", argumentaram os religiosos.
Na nota, cujo conteúdo foi divulgado pelo jornal El País, os representantes das diferentes vertentes religiosas apoiaram Vázquez, que logo após assumir a presidência se comprometeu em lutar contra a legalização do aborto.
A legalização, apoiada por legisladores da Frente Ampla, aprovada na Câmara dos Deputados e atualmente em votação no Senado, prevê que "toda mulher tem o direito de decidir sobre a interrupção da gravidez durante as primeiras 12 semanas de gestação".
As igrejas pediram também que seja acelerada a regulamentação da adoção de recém-nascidos e lembram que o Estado deve cuidar para que a criança se forme em uma ambiente com "condições de formação afetiva, psicológica e moral", em uma clara alusão a um projeto que habilita a adoção apenas a casais em situação legal e com, no mínimo, quatro anos de união.
Apesar das normas vigentes, no Uruguai são praticados cerca de 30 mil abortos por ano enquanto, segundo uma pesquisa realizada meses atrás por uma empresa particular, 49% dos uruguaios estão a favor da liberação do aborto e 39%, contra.
Fonte: Estadão.com.br
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Igrejas apóiam veto à legalização do aborto no Uruguai
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Célula-tronco gera tecido que bate como um coração
Uma boa notícia para quem aguarda a revolução das células-tronco na medicina: cientistas canadenses conseguiram criar uma espécie de “célula cardíaca faz tudo” a partir de células-tronco embrionárias. A nova estrutura é capaz de se transformar em qualquer uma das células que compõem um coração funcional e até bate como um.
A experiência até agora só foi feita em camundongos e é muito cedo para afirmar se a técnica será capaz de tratar seres humanos. Mas um passo importante foi dado: a célula obtida em laboratório conseguiu recuperar danos no coração das cobaias.
As células-tronco embrionárias guardam promessas por teoricamente serem capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo humano. Obter um coração, no entanto, era algo considerado difícil, porque ele é feito de três tecidos diferentes: músculos que bombeiam o sangue, que formam os vasos e células que cobrem os vasos coronarianos.
Para conseguir o feito, a equipe de Gordon Keller, do Centro McEwen de Medicina Regenerativa de Toronto, alterou a “receita” usada para fazer um dos tecidos, acrescentando algumas proteínas. A pequena mudança acabou gerando os três tipos. As células batem como pequenos corações nas placas de Petri do laboratório de Keller. “É fascinante”, diz ele.
O próximo passo da pesquisa será tentar fazer a mesma coisa com as chamadas células “induzidas” -– células da pele que são reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias.
Fonte: G1.segunda-feira, 21 de abril de 2008
Colesterol alto aos 40 aumenta risco de desenvolver mal de Alzheimer
Além de problemas cardiovasculares, ter colesterol alto por volta dos 40 anos de idade pode também aumentar o risco de desenvolver o mal de Alzheimer, informaram médicos finlandeses e americanos durante a Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, recém-encerrada nos EUA.
A equipe estudou quase 9.752 homens e mulheres entre 1994 e 2007, que tinham passado por exames médicos entre 1964 e 1973. Desse total, 504 apresentaram a doença e 162 tiveram sintomas de demência vascular. Ao analisar os dados, o grupo descobriu que o colesterol sozinho, sem contar outros fatores como pressão alta, obesidade, diabetes e fumo, aumentou o risco de desenvolvimento da doença.
Segundo a pesquisa, as pessoas com taxas de colesterol entre 249 e 500 miligramas tinham 1,5 vezes mais chances de desenvolver Alzheimer do que as que mantiveram os níveis abaixo dos 198 miligramas.
“Nossos resultados indicam que os médicos devem combater o colesterol já por volta dos 40 anos do paciente, para diminuir os riscos de Alzheimer e demência”, afirmou a autora do estudo, Alina Solomon, da Universidade de Kuopio, na Finlândia.
Quanto ao aumento exato no risco de demência, a médica afirmou que é difícil precisar, pois há muitas variedades da doença -– o que implica em muitos fatores de risco diferentes.
Fonte: G1.
domingo, 20 de abril de 2008
Apresentador de programa cristão da TV americana se assume gay
Azariah Southworth, apresentador do popular programa cristão da televisão americana The Remix, surpreendeu a todos ao se assumir gay nessa última quarta-feira, dia 16 de abril, conforme publicou o jornal Out & About, voltado para a comunidade GLBT.
"Agora eu estou em um lugar onde eu tenho paz com a minha fé, com meus amigos, família e o mais importante, comigo mesmo. Eu sei que isto será o fim da minha carreira na televisão cristã, mas eu devo agora viver minha vida abertamente e honestamente com todos. Essa é a razão pela qual eu me assumi", afirmou Southworth.
Entre outras coisas o apresentador disse que tem consciência de que será excluído por muitos cristãos, mas o mais importante é ser verdadeiro. "Eu acredito que ao viver agora honestamente e autenticamente, eu posso ser um cristão melhor. Todos nós sabemos que existem muitos gays na indústria cristã, mas eles estão assustados. Eu estava assustado, mas agora perdi meu medo".
O programa The Remix é voltado para o público jovem e chega a ser exibido para 128 milhões de lares ao redor do mundo.
Fonte: 24 Horas News
sábado, 19 de abril de 2008
Juíz americano diz que livros de Harry Potter são 'confusos'
O juiz encarregado do caso sobre a publicação de uma enciclopédia não-autorizada sobre a série de livros Harry Potter afirmou à autora, J.K. Rowling, durante o julgamento, que os livros são "confusos".
Segundo informações da imprensa britânica e americana, o juiz Robert Patterson Jr. teria usado o termo gibberish para se referir aos livros, que, em inglês, significa algo cheio de balbuciação ou sem sentido.
Patterson teria dito ainda que leu o primeiro livro da série aos seus netos e que achou a história "extremamente complexa". De acordo com ele, "um guia de referência sobre a série e seus personagens seria útil".
As afirmações foram feitas no último dos três dias de audiência sobre a publicação de uma espécie de enciclopédia sobre a série de livros. O autor da compilação é o ex- bibliotecário Steven Vander Ark, um fã assumido das histórias do bruxinho e criador de um site na internet sobre as histórias.
J.K. Rowling tenta bloquear a publicação do guia e afirma que a obra infringe seus direitos autorais, já que o autor teria "roubado" sua prosa e colocado suas idéias em formato A-Z.
A decisão judicial sobre a publicação da enciclopédia ainda deve demorar algumas semanas. O veredicto será de responsabilidade do próprio juiz, e não será decidido por um júri.