domingo, 29 de junho de 2008

Tufos de cabelos de Ramsés II são vendidos pela internet

O Egito enviou uma equipe de arqueólogos para a França na semana passada para recuperar tufos de cabelo de 3.200 anos de idade da múmia do faraó Ramsés II, soberano que liderou uma era de grande expansão militar para o Egito.

A existência do cabelo veio à luz no ano passado quando alguns tufos foram oferecidos à venda na Internet por algo entre US$ 2.668 e US$ 3.336, incluindo alguns pedacinhos de resina e tecido embalsamado da múmia.

A pessoa que colocou os itens a venda alegou que obteve as relíquias de seu falecido pai, que havia trabalhado num laboratório Francês encarregado de analisar e restaurar o corpo de Ramsés nos anos 70. Ele se ofereceu para fornecer um certificado de autenticidade aos compradores.

Arqueólogos franceses reagiram com horror à notícia de que os cabelos estavam à venda e autoridades francesas prenderam o suspeito da venda em novembro. O chefe das antiguidades egípcias Zahi Hawass elogiou os esforços das autoridades francesas para deter a venda de cabelo e disse que “o roubo do cabelo da múmia não foi um comportamento adequado”, declarou a agência estatal Mena.

Ramsés II também é conhecido como Ramsés, o Grande e nasceu em 1304 AC. Ele governou o Egito por mais de 60 anos durante a décima nona dinastia dos faraós. Ele é uma figura popular em cartões postais egípcios e acredita-se que ele seja o faraó mencionado na história bíblica de Moisés.

A múmia de Ramsés foi descoberta em 1881 e logo depois levada ao Museu Egípcio, No início da década de 70, as autoridades perceberam que seu corpo estava se deteriorando e ele foi enviado a Paris onde foi tratado para infecção de fungos.

Um visitante tira uma foto da estátua do faraó Ramsés II no templo de Karnak, 13 de janeiro de 2002. O Egito enviou uma equipe de arqueólogos para a França na última quinta-feira para recuperar tufos de cabelo de 3200 anos da múmia do faraó Ramsés II, soberano que liderou uma era de grande expansão militar para o Egito, segundo a mídia do país noticiou.

Fonte: G1.

Nenhum comentário: